Inovação A necessidade é
a mãe da Inovação Platão

A Capacidade de uma empresa de se adaptar rapidamente a novos cenários, torna-se fator fundamental para a sobrevivência e sucesso dos negócios e muitas vezes esta mudança se reflete na edificação. Atualmente, o sucesso dos negócios dependerá da velocidade do espaço físico da empresa se adaptar às mudanças dos negócios da organização.
As edificações empresariais e industriais modernas estão sendo compostas por tecnologias inovadoras impondo uma maior flexibilidade dos espaços. Neste raciocínio torna-se imprescindível a operação cuidadosa dos sistemas que compõem o ambiente construído. Do crescimento da influência das novas tecnologias surgem as principais forças de crescimento da gestão de Facilities.

cliclo_FINAL-PEQ

A evolução mundial produziu mudanças que geram a necessidade da criação de espaços  que agreguem tecnologia com flexibilidade. O ambiente físico da empresa passou ser considerado um importante diferencial competitivo, nos remetendo a velha máxima de que nunca se tem uma segunda chance para se causar uma primeira boa impressão a clientes e colaboradores.
Atualmente, a concepção de um edifício deve considerar a capacidade de adequação do fruto deste projeto em se adequar as novas tecnologias. Encontramos aqui a real necessidade de apoio de uma equipe multidisciplinar que irá determinar e dimensionar os sistemas que farão parte da construção inicial ou que serão introduzidos ao longo da vida do edifício.
Nas edificações atuais, sejam de médio ou grande porte, encontramos esses aspectos que devem ser observados:
A edificação então, torna-se um meio para que as atividades sejam executadas com perfeição. Por esta razão, é necessário um modelo de gestão deste espaço que abranja todas as tecnologias agregadas a ele, para que as competências básicas da empresa não sejam afetadas negativamente pelo edifício. A empresa de Facilities estará sempre preocupada com o desenvolvimento da equipe relacionada ao ambiente.
A gestão de Facilities se destina ao gerenciamento dos serviços de infraestrutura corporativa da empresa e que não faz parte da atividade fim da organização.